28 de fev. de 2022

O futuro do podcast, o que esperar em 2022


 A estimativa é de que até 34,6 milhões de brasileiros escutaram podcast entre 2020 e 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Podcasters- abPod, número que tende a crescer no próximo ano. 

É natural, assim, que as expectativas para 2022 envolvam as mais diversas áreas que permeiam o setor e note-se uma variedade ainda maior de conteúdos apresentados. Se em 2021 as notícias e o entretenimento ganharam espaço entre o público, a novidade agora é a expansão dos conteúdos, o público está cada vez mais aberto a diferentes assuntos como humor, histórias pessoais, temas de nicho e tantos outros.

Aliando conteúdo e forma, nos últimos anos a indústria de podcasting segue se modernizando cada vez mais rápido, é possível perceber os avanços desde o glam-up do Apple Podcasts até as melhorias constantes nas plataformas de hospedagem. Desta forma, o pleno desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado de áudio, é, então, uma das maiores expectativas para 2022.

Expandir os conteúdos e avançar nos formatos levará a ainda outra novidade animadora, à medida que os podcasts se consolidam como fonte de informação e engajamento, os ouvintes se tornam ainda mais exigentes. O que significa isso? Os criadores precisam estar atentos constantemente a qualidade de seus produtos, é aí que a melhora acontece! 

Por outro lado, melhorar a qualidade e alcançar público é também consolidar a comunidade de ouvintes, afinal, pelo menos 43% deles acompanham podcasts ao menos uma vez na semana, como indica a Pesquisa Podcast realizada pelo IBOPE para CMI Globo em Outubro de 2020. 

2022 parece, portanto, ser um ano repleto de novidades e boas expectativas para a indústria de podcasts